vento solar

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Pão sírio, hommus, babaganuche


pães sírios2
Enquanto isso, façamos a receita do pão:
1 1/8 xícara (270 ml) de água morninha
1 colher de chá de sal
1 ½ colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de azeite
3 xícaras de farinha de trigo
1 ½ colher de chá de fermento biológico seco
Coloque os ingredientes, na ordem acima, dentro da máquina. Programe para o ciclo “massa” segundo as instruções da panificadora. Quando a máquina finalizar o ciclo, retire a massa e divida-a em 8 bolas de tamanho igual. Em superfície enfarinhada, abra cada uma das bolas em círculos com ½ cm de espessura. Deixe crescer, bem enfarinhados, até dobrarem de volume. Pré-aqueça o forno e leve os pães a assar diretamente sobre grelhas (eu usei uns descansos de panela, em inox). Você precisa ficar de olho, porque eles ficam prontos muito rápido – é o tempo de estufarem, cerca de 10-12 minutos. Os meus, da foto acima, passaram um pouco do ponto, o certo é ficarem um pouco mais claros que isso, pra que fiquem mais macios.
Babaganuche
Babaganuche é muito fácil de fazer. Vc pega umas 2 berinjelas e leva ao forno em um tabuleiro levemente untado com azeite, inteiras, com casca e tudo. Deixa lá assando até a casca ficar bem pretinha. Dê umas viradas, pra que a casca toste por igual. Tire do forno, deixe amornar e abra as berinjelas, que já estarão praticamente um babaganuche – agora é só colocar no processador (só a polpa, retire com uma colher) com 1 dente de alho, 1 colher de sopa de tahine, umas gotinhas de limão, azeite extravirgem e sal a gosto, batendo um rapidamente. Sirva geladinho, acompanhando os pães sírios.
Hommus
Mais fácil ainda. Bem, pelo menos do jeito que eu faço! É assim: Pegue uma caixinha de grão de bico cozido (hoje em dia já tem, assim como milho e ervilha, o grão de bico na caixinha já cozido, bem prático) e bata no liquidificador, com um pouco da água da conserva e mais um ou dois dentes de alho e azeite extravirgem. Quando eu estou com paciência, antes de bater eu descasco o grão de bico um por um. Dá uma meia horinha a mais de trabalho, mas a textura da pasta, bem mais macia, compensa. Sirva com pão sírio.
Outra coisa boa de servir com pão sírio é a coalhada seca – cuja receita já postei no blog, veja aqui: https://patpatisserie.wordpress.com/2012/01/30/receita-3-em-1-iogurte-coalhada-seca-e-buttermilk/.
Em tempo: descobri recentemente o Habib Ali, um restaurante libanês aqui no centro de SP (Av. Rio Branco 443) que tem um babaganuche que é de comer rezando. Ma-ra-vi-lho-so. Apesar de servir pratos com carne, o restaurante/lanchonete também tem opções totalmente veggies como falafel e tabule, por isso é muito frequentado por veganos, #ficadica
Segue um vídeo pra dar uma ideia do lugar – é bem rústico, mas não se engane pela aparência, o babaganuche deles, entre outras delícias, é um dos melhores que já comi NA VIDA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário